] sábado, dezembro 15, 2007
 
quando eu olhei o olho doeu
descobri que a cada vez que vou ao oftalmo, meu grau de astigmatismo aumenta em pelo menos 50% (em cada olho). e que na próxima revisão, meu astigmatismo vai estar alto o suficiente pra eu ter que mandar fabricar as lentes (o que significa que o grau é alto o suficiente pra eles não terem tantas lentes prontas, o que significa que eu não deveria estar tão cega assim). mandar fabricar uma lente implica em gastar muito mais grana pra fazer um óculos que normalmente eu deveria gastar. os bem mais de 3 graus de miopia do marido num olho só são tão bobinhos perto disso que o valor da lente permaneceu o mesmo.

e eu que achava que astigmatismo era frescura perto de gente que tem miopia. não é pior nem melhor, é apenas uma condição tão filha da puta da córnea ou do cristalino que faz com que se tenha dificuldade de enxergar de perto como também de longe.

o que eu acho mais bacana do astigmatismo é que ele oferece dois probleminhas de brinde. um deles é a fotofobia (vejam, não é fotossensibilidade... é fobia mesmo, as in arachnofobia). fotofobia significa que eu tenho sérios problemas em andar na rua quando o sol está brilhando muito. aliás, em porto alegre, uma das características do sol é que ele brilha de mais. a outra característica do sol de porto alegre é que ele é refletido em toda parte, nessa cidade de vias feitas de concreto ou wathever. tudo é claro de mais nessa cidade. ter fotofobia é também um problema inevitável de quem tem olho claro.

veja. eu estava bem numa cidade onde chove sempre e onde o céu é cinza a maior parte do tempo e onde é possível sair quase todos os dias sem ter um ataque epilético por causa da claridade. pelotas tem um céu de óculos escuros perfeito pra quem tem fotofobia (e eu como alho pra caralho, viu, Sean? não sou vampira... ainda!). mas não! eu tinha que me mudar pra porto alegre! eu saio meio dia e não enxergo nada. enxergo pouco mais que nada quando não é meio dia. eu ando com a cara toda enrugada na rua pra poder filtrar os raios que os partam solares que me cegam. eu olho pra baixo o tempo todo. não porque eu seja rabugenta e anti-social. mas porque não consigo enxergar se olhar na linha do horizonte.

eu falo palavrão na rua sozinha quando os carros passam com os faróis altos. porque quando eu olho, o olho dói. e quando dói, eu fico cega. e as porcarias das lentes fotocromáticas (elas também se chamam fotossensíveis) custam os olhos da cara. e me parece meio paradoxal eu dar os olhos da minha cara pra comprar lentes que me ajudem a não ficar cega.

a outra coisa bacana que o astigmatismo dá de brinde é o problema pra enxergar as dimensões. o olho dum astigmata faz foco em dois lugares. por isso a gente vê tudo borrado. e por isso a gente tem certos probleminhas em enxergar as imagens ocultas nos desenhinhos 3D (eu, por exemplo, nunca enxerguei). é uma coisa muito bacana quando se passa a vida batendo em vidraças por não enxergar que elas estão distantes um palmo do nariz, ou procurando coisas com as mãos que se tem certeza que estão próximas quando, na verdade, estão distantes um metro ou dois... astigmatismo é quando se acha que a corda do varal está ali, há dois metros, e quase se vai na direção dela leva um cordáço na testa em menos de um passo. astigmatismo é quando as pessoas acham que tu faz cara de cínica mas na verdade tu estás apenas tentando enxergar o nome da linha de ônibus.

o que, aliás, em porto alegre é uma beleza, porque os nomes dos ônibus ficam em um luminoso que muda a todo momento. quando tu finalmente estás distingüindo o que significa aquele borrão de luz, as letras mudam, o ônibus passa e tu não fez sinal e tem que esperar outros 30 minutos pelo próximo. isso quando tu não olha pra ver que ônibus vem e o sol entra olho a dentro e tu tá tão ocupada pensando que o olho doeu que não faz sinal pro ônibus parar.

e o que uma pessoa dessas faz pra viver? hein, hein, hein?

ela estuda imagens!

[ Penkala ] 12:50 ] 15 comentários

 
eu uso óculos




CLICA QUE VAI:
www.flickr.com
Penkala's eu, casa & coisas photoset Penkala's eu, casa & coisas photoset

BLACK BIRD SINGING:

Get Firefox!








Powered by Blogger


RSS