] sábado, janeiro 05, 2008
 


é engraçado como ORGANIZAR se torna um tema supercomum quando se está no fim de um ano ou início de outro. pra mim, 2007 foi o ano da organização. n motivos pra isso. se quiserem falar em numerologia, 2007 é 9, fim de ciclo. ou 2007, pra mim, é 29, véspera da Era Balzac. sendo assim, organizar pra esperar o início de ciclo que também coincide com o início dos inta.

tem também a explicação arquitetônica. ou doméstica. ou talvez habitacional. sei lá. fato é que me mudei pra um apartamento meu (ok, em 14 anos vai ser meu). onde posso pintar as paredes de preto If I want to. mas também onde eu posso fazer o que eu mais queria fazer numa casa e nunca tive grana ou coragem por não ser minha. o nome disso é móveis sob medida. no more gambiarras, no more socação, no more caixas all over.

e tem a explicação psi. me dar conta do TOC de acumulação foi difícil. mesmo ouvindo o marido me chamar de esquilo esses anos todos. só que as nozes que eu guardava eram um pouco maiores que nozes. e isso foi me dando no saco. resultado: passei metade de 2007 cansada de mais pra abrir as milhares (zilhares, as a matter of fact) de caixas e, a partir do meio do ano (sim, fazia frio e estava melhor pra fazer esforço que no verão nuclear de PoA) eu decidi que, na falta de pilas pra psi, tinha que fazer um esforço de REDUÇÃO DE DANOS. primeiro, ataquemos os transtornos mais fisicamente graves (tipo, falta de espaço físico pra comportar meu TOC de acumulação). não foi fácil, e eu ainda acumulo, mas eu consegui dar jeito e... bom, daí que 2007 foi ano de organização AFU.

claro, tinha prateleiras. e gavetas. e móveis com espaço pra guardar. e um armário bizonho que veio com o apartamento que hoje está lotado, absolutamente, de caixas.

foi muito lixo fora nesse 2007. lixo que tinha cheiro de anos 80. lixo que tinha data de 1990 e qualquer coisa. papel, então! os papeleiros e recicladores de PoA podem ter juntado grana pra comprar um terreninho com a quantidade de papel que joguei fora. e as revistas (malditos jornalistas da porra que ficam guardando revistas), bom, eu coloquei 60% delas fora.

organizei contas e documentos fiscais (ui) de até 5 anos em caixas. em pastas, separei contratos, manuais e notas fiscais. separei os textos também. textos de cultura, textos de linguagem, textos de cinema, textos de discurso, textos que eu nunca vou ler mas que nunca se sabe, textos sobre mídia, textos de semiótica.

organizei, finalmente, os meus amados livros. nenhum pode me reclamar, agora, de ficar em caixa, ou guardado no fundo de alguma coisa. os CDs tiveram o mesmo destino. os filmes, por ordem alfabética, estão caóticos, porque não cabem mais nas prateleiras e organizar nessa ordem é burrice. os brinquedos aparecem, finalmente. e as canecas com canetas e lápis de cor e canetinhas e marcadores e pincéis atômicos (adoro isso, PINCEL ATÔMICO) estão à mostra. os documentos médicos, organizados numa pasta. os profissionais, também. os certificados, finalmente, todos guardadinhos, junto com a tonelada de crachás que eu sempre guardo de eventos. na minha frente, uma prateleira de estante de metal virou mural, e nele desde os ingressos pro Rush em 2002 até uma lista enorme de prazos de artigos, congressos e entregas de trabalhos dividem espaço com a foto do meu pai comigo no colo, as fotinhas da Pandora e o bilhete que diz "tintas baratas", com o fone do estabelecimento. e o boleto de pagamento do IPTU atrasado.

no fim do mês, vou realizar o sonho do guarda-roupa único. e grande. e onde caiba tudo. nunca mais vai ter roupa em sacos, nem socada, e nem minhas camisetas vão sumir em buracos negros em armários. e meus tênis, todos, vão ser guardados, e não espalhados pela casa. minha meta pra 2008 é decidir passar aspirador na casa e não ter que arredar quatrocentas coisas pra isso. ou poder acreditar naqueles métodos de auto-ajuda doméstica onde é possível limpar uma casa em 19 minutos.

[ Penkala ] 12:35 ] 2 comentários

 
eu uso óculos




CLICA QUE VAI:
www.flickr.com
Penkala's eu, casa & coisas photoset Penkala's eu, casa & coisas photoset

BLACK BIRD SINGING:

Get Firefox!








Powered by Blogger


RSS