] domingo, janeiro 06, 2008
 
olha, eu me enfureci tanto que resolvi até me meter numa área que eu não domino (Sean, Pinta*, venham em meu auxílio, plís!). porque, porra, já basta tu pegar uma dessas revistecas de comportamento (Claudia, Nova) pra passar o tempo e encarar mais de 50% do troço lotado de propaganda de roupa/sapato/jóia/perfume, e depois encarar os longos e chatos editoriais de moda, e depois as entrevistas com celebridades posando de modeletes.

mas tipo, quem mandou, né?

mas eu não meteria a mão no bolso e entregaria dinheiros em troca disso numa banca de revista. valia mais eu comprar um gibi.

mas... quanto vale R$ 7,90? muita coisa tu compra com isso. se bobear, até um filme. mas vá lá, um lanche. um prato bem servido num buffet vegetariano ali no centro, com direito a suco livre e uma sobremesa por pessoa. sei lá. qualquer coisa. não vou comparar isso com "cultura" ou "informação", não dá pra colocar numa balança isso. mas R$ 7,90 por um exemplar de uma revista semanal é um preço bem caro até. são mais de 30 pilas por mês. se tu for assinante, sai menos, mas... está claro pelo "contrato de leitura" que o leitor que abre uma revista deve esperar propaganda no meio dela. é assim que a revista paga seus jornalistas, seus editoradores, a conta do ar condicionado.

mas a CARTA CAPITAL não. tem anúncio na contracapa e nas partes internas da capa e da contracapa. tem propaganda institucional, uma lá que outra, no meio da revista. de resto, pra quem se interessa, "informação". "política, economia e cultura", como diz no cabeçalho. e, no número 476 (26 de dezembro de 2007) me deparei com simplesmente 15 páginas de INFORME PUBLICITÁRIO. material publicitário travestido de jornalismo com o nome de INFORME PETROBRÁS. 15 páginas de fotos bem produzidas e textos escritos como se fossem uma enorme e especial reportagem. não diz INFORME PUBLICITÁRIO, embora eu e meus colegas jornalistas conheçamos a lógica desse processo. muita gente deve perceber que é publicidade. muita gente não. mas e daí? mesmo quem, como eu, tem acesso à revista de graça. e daí? 15 páginas que surgem no meio de uma revista semanal. eu e os leitores da CARTA somos obrigados a engolir 15 páginas de publicidade mascarada?

ok, é a Petrobrás. empresa brasileira. mas é publicidade. porra!

tou falando asneira?

as informações ali devem interessar muita gente. inclusive pra além de quem consome petróleo (olha, muito pouca gente tá isento de consumir subprodutos do petróleo, mas...). porque é uma empresa brasileira. porque representa isso e aquilo. porque incentiva a cultura.

tou, hein? falando asneira?

pagar R$ 7,90 por uma revista como a CARTA e ter que engolir 15 páginas de INFORME que nem se declara mais PUBLICITÁRIO... isso pra mim é uma merda. e jornalisticamente falando, mais merda ainda.

mas eu não sei, posso não ter entendido ainda algumas coisas. como eu disse, não é exatamente a minha praia.


[ * ] agora sim que a Marcia vai ter um troço com mais esse link!

[ Penkala ] 12:15 ] 6 comentários

 
eu uso óculos




CLICA QUE VAI:
www.flickr.com
Penkala's eu, casa & coisas photoset Penkala's eu, casa & coisas photoset

BLACK BIRD SINGING:

Get Firefox!








Powered by Blogger


RSS