] quarta-feira, abril 02, 2008
 
não sei se foi ato falho, mas ontem -- 1 de abril -- o tema da aula teórica era narrativa ficcional. levei Koyaanisqatsi pra eles verem e refletirmos um pouco sobre o cinema não-narrativo (e se isso existe) e depois coloquei ILHA DAS FLORES, que é um filme que já começa com a frase: "este não é um filme de ficção". finalmente tivemos discussão em aula, algo mais acalorado, o que prova que a questão do real x ficcional é urgente na graduação como na pós e o quão difícil é de se lidar com esses conceitos todos. eu, que já passei pelo mestrado com essa bomba na mão e continuo aqui no doutorado com essa batata quente, fico muito confusa com todas essas coisas que, a priori, parecem óbvias, mas que não são. imagina a gurizada da graduação.

eu fiz minha formação numa época do jornalismo em que ainda se falava em objetividade e neutralidade. alguns professores começaram a falar diferente, mas foi só na pós-graduação que eu pude finalmente discurtir a questão da verdade no jornalismo (e na comunicação de modo geral, principalmente no cinema).

então ontem, no dia da mentira, plantei a dúvida sobre a verdade em sala de aula. e foi bacana.

[ Penkala ] 10:05 ] 2 comentários

 
eu uso óculos




CLICA QUE VAI:
www.flickr.com
Penkala's eu, casa & coisas photoset Penkala's eu, casa & coisas photoset

BLACK BIRD SINGING:

Get Firefox!








Powered by Blogger


RSS