] terça-feira, junho 03, 2008
 
médicos têm pacientes. aliás, isso é um belo dum nome, porque já diz: eles esperam, eles têm paciência. embora não devessem esperar muito. paciente infartando não deveria ser muito paciente não, né? pelo bem dele.

e já é difícil ter pacientes. porque sempre tem o sujeito com síndrome tigróide, né? ou com febre interna. enfim. mas olha, prefira sempre os pacientes. porque quem tem clientes sempre toma no cu (veja, se tu é procto e tem um paciente, quem toma no cu é ele).

não é freguês, hein? que vai na loja e pede um pão diquardiquilo e açúcra. não. tou falando de cliente mesmo. cliente é de serviços. cliente é de puta (talvez venha daí a tradição de ter que tomar no cu e ainda ficar bem feliz, que o cliente tá pagando), freguês é de mercado, armarinho, essas coisa.

mas cliente, vou te contar, cliente sempre tem um problema. e esse problema sempre gira em torno de falta abissal de noção. basicamente essa falta abissal de noção envolve também terríveis lapsos no aprendizado da matemática. disciplina da qual eu não sou procuradora, mas que compreendo o suficiente para saber que prazo = agora + serviço a ser cumprido, e nunca prazo = agora - alguns dias.

é difícil convencer um cliente de que ele está errado quando quer que a produção, impressão e acabamento de uma revista se dê em menos de 15 dias úteis. mais difícil ainda é convencer um cliente de que, se ele demora pra mandar o material, por lógica, o prazo se desloca. é por causa disso que os clientes se acham sempre muito inteligentes quando acertam um prazo final hoje, desmarcam o envio do material pra hoje e o remarcam pra daqui a 15 dias, sendo que isso não muda o prazo marcado lá no início.

mas o que eu mais gosto é da ansiedadezinha dos clientes. eles acham cute estarem superempolgados com um projeto e superanciosos pra ver os resultados. esqueceram de dizer pra eles que cute não combina com o mundo profissional. porque o que eu acho cute mesmo é poder receber um projeto e desenvolver esse projeto com tempo suficiente pra que ele possa ser feito de forma no mínimo boa. digamos assim que eu não prezasse a excelência, né? só bom, só isso. eu só quero que possa ficar bom.

mas clientezinho não. clientezinho aprova o projeto, acha lindo, nem retoca. aí manda o material todo atrasado pra burro. aí pede, pra amanhã, assim, umas duas três páginas prontas pra poder mostrar como tá ficando, numa reunião.

cliente, eu entendo sua ansiedade. o problema é que, sabe, eu sou um ser humano, e como tal eu durmo da meia noite às seis. ou não, né? não durmo mesmo. mas pelo menos banho e sanduíche e pausa pro xixi eu preciso. eu gostaria, claro, de poder ficar super contente de mostrar meu trabalhinho como tá ficando em uma reunião. mas eu não posso me dar esse luxo, porque eu estou suando pra conseguir fazer o melhor trabalho no prazo mais atochado possível.

aliás, eu adoro o bom e velho: quero ver como tá ficando.

veja, amigo cliente fofo: tu já viu o projeto, né? quer que eu mande cada página pronta pro seu e-mail? quer que eu pare tudo pra poder te mostrar o trabalho "como tá ficando"?

ninguém pede pra entrar na sala dum plástico pra ver como tá ficando a reconstituição de hímen de sua esposa, né? ninguém pede pra um confeiteiro mostrar como tá ficando aquela fornada de tortinhas.

até porque, bem no meio do meu trabalho, um "quero ver como tá ficando" é garantia total de um retorno: "olha, quem sabe a gente não muda ***".

porque isso é o mais legal de tudo: o cliente não usa o SEU prazo de revisão pra o trabalho ser corrigido/alterado. ele pede que tu mude tudo no prazo ínfimo que ele te deu pra realização.

espere pelo trabalho, tigrão. e compreenda as especificidades do serviço, meu amigo. se estiver nervoso, ansioso, eufórico, ou simplesmente em pânico, seja paciente. vá até uma farmácia e tome um remedinho. ou vá viver sua vida e me deixe trabalhar. ou simplesmente vá até um proctologista, que talvez você esteja precisando. porque de tomar no cu eu entendo, mas já estou cansada.

[ Penkala ] 10:02 ] 6 comentários

 
eu uso óculos




CLICA QUE VAI:
www.flickr.com
Penkala's eu, casa & coisas photoset Penkala's eu, casa & coisas photoset

BLACK BIRD SINGING:

Get Firefox!








Powered by Blogger


RSS