] quarta-feira, junho 18, 2008
 
semana das tirinhas que 90% do público geral não vai entender*


(o bolsista sempre estraga a experiência!)

parece que geek tá hype agora. baixar o firefox 3 se transformou em pesadelo ontem, já tem ensaio com geek and hot (coisa mais Paris Hilton, blé) girls em sites mundo a fora, e dizer que se é nerd acabou virando a nouvelle vague da gurizada. séries de nerd pipocam pelos cabos da tv. chuck e big bang theory estão na crista da onda (onda, pra combinar com vague, néam) e csi las vegas é a referência nerd no mundo das séries de investigação criminal. de repente o talk nerdy to me é o novo fetiche.

legal isso acontecer justo agora.

não podia ter acontecido assim, do nada, quando eu tinha 13? hein, hein, hein?

porque olha, vocês nerds da nova era, que não têm noção do que era ser nerd nos anos 90 - acreditem em mim, não seria nada engraçado andar por aí com uma mochila do Yoda! -, escaparam dumas boas. nos anos 80, ok, era pior. mas nos anos 80 também tinha ombreiras, né? e sombra azul pros olhos. e cabelo repicado.

ok, nos anos 90 tinha o penteado book pras meninas (Elaine Benes hair style), e tinha calça baggy. e meia por cima das calça.

mas enfim, ser nerd era pedir pra apanhar.

eu digo isso porque tava aqui pensando nos meus aluninhos, e na paulada de livros que eu tenho comprado pra tese, e na minha mochila se rasgando de tanto filme-livro-cadernos que eu carrego nela, e que chuck e big bang theory acabaram suas primeiras temporadas, e de todos os dostoievsky que eu preciso ler mas a essa altura literatura tá vetado, além dos eisenstein (forma e sentido do filme), que me chamam de cantinho toda vez, mas que ainda não posso ler de novo, não sem antes chegar o livro sobre o nietzsche e a verdade...

e eis que eu recebo uma mensagem de um ex-colega de colégio no orkut. há uns seis meses encontrei ele e perguntei se ele não lembrava de mim. não. (ok, né, que eu mudei da água pro vinho. de uma baixinha, magrela, cabeluda, loira de camisetão comprido pra uma meio alta, acima do peso, de cabelo curto [no orkut] e vermelho pessoa estranha e quatro olhos.) prometi enviar fotos minhas da época do colégio pra ver se ele lembrava, mas esqueci de fazer isso.

e ele me escreve um recado agora dizendo que, conversando com uma outra ex-colega de colégio, lembrou finalmente de mim. além de dizer que era um grande prazer me reencontrar, pediu desculpas pelas coisas que faziam comigo na época do colégio. (foi inusitado e foi cute)

lembrei de todas as coisas. esse colega em especial não era dos que mais me detonavam (não lembro dele me detonando). aí eu lembrei de todos eles, todos os meus colegas. alguns que nem sei mais onde estão. doutros que tenho no orkut no meio de tantos conhecidos... e penso que demorou, mas eu tou bem onde estou, hein? no fim, a gente nem sabia que hoje nerd seria hype, mas eu não faria de outro jeito.

é que nem aquela coisa que a mãe me contava que é bem coisinha de mãe, mas que eu vi acontecer mil vezes. ela dizia que tinha uma colega de colégio, a gostosinha da sala de aula, que tinha muita grana e que torrava a paciência dela (minha mãe) porque ela era, além de imigrante, pobre (e nerd). e que um dia a mãe, quintanista da medicina, fazendo estágio no HU, atendeu essa pessoa, que tinha ficado numa puta fila pra conseguir atendimento de um hospital público e que vinha com uma sei lá que queixa e num estado lamentável de relaxamento. e cheia de filhos. a melhor vingança de um nerd não envolve muito esforço. basta acreditar na quarta dimensão. a quarta dimensão faz a gente superar (porque magoar com idiotice de colega adolescente é tão não bom) e ver a gostosinha, rica e popular colega de colégio não fazendo exatamente tudo o que ela sonhou (que era ser rica, gostosinha e fazer uma coisa que estivesse na moda).

ok, a mágoa fica. mas pelo menos gera contos. e boas piadas nerds.

ou tu vai pra livraria torrar toda a tua grana em livros pra esquecer.

o dostoievsky teve uma vida bem pior, então tu fica quieto e não reclama.

[ * ] um dos links ajuda a entender

[ Penkala ] 10:49 ] 6 comentários

 
eu uso óculos




CLICA QUE VAI:
www.flickr.com
Penkala's eu, casa & coisas photoset Penkala's eu, casa & coisas photoset

BLACK BIRD SINGING:

Get Firefox!








Powered by Blogger


RSS