] terça-feira, julho 22, 2008
 


nunca gostei, né? do bátima. não acho muita graça em heróis de quadrinhos (e tenho um gosto, duvidoso, eu sei, pelo superman, que, vejam bem, é o típico heróizinho do american way, o que eu detesto... mas gosto é que nem cu, cada um com o seu). mas aí que correram boatos que os dois últimos bátima estavam bem bons.

seria porque, vejamos... NÃO TÁ MAIS NAS MÃOS DO BURTON?

buenas. então eu fui ver.

e gostei do filme. nem vi passar as quase 3 horas. é um bom filme. e eu acho muito mesmo que isso também se deve à escolha do elenco. christopher nolan, o diretor, claro que também tem muito a ver com essa mudança radical (principalmente depois do Begins).

o Christian Bale é um bom ator. acho que isso ajuda horrores. mas outros (como o Clooney) também são e não conseguiam nunca acabar com a lenda que era fazer um filme do bátima que fosse decente.

dessa vez me pareceu que a economia de "brincadeirinhas estéticas" foi o maior acerto. claro, o Batman Cavaleiro das Trevas é um filme com a própria cara da pós-modernidade. mas não me parece uma ostentação. pelo contrário. e eu gosto de filmes comedidos. e gosto do Bale como homem morcego.

e o Batman finalmente ficou mais humano. não sei se o Harvey Dent deu mais humanidade ao Bruce Wayne desta vez. o contraponto ali foi bom, hein? dois personagens humanos e comedidos. o herói necessário, o herói possível. o comissário, que transforma Gary Oldman num sujeito digno apesar de não estar encarnando o papel que ele melhor sabe fazer (o vilão), faz parte desse triângulo do bem sem afetações. porque eu tou de saco cheio de afetações.

e falando nelas, com esse Batman eu só confirmei a minha opinião, conquistada depois de tantos anos de cinefilia: pra se fazer um mocinho, basta ser bonitinho. Bale é, apesar de não ser só isso. mas PRA SE FAZER UM VILÃO é preciso ter cojones. e o Heath Ledger é um ator (era, né? que foi morrido, o pobre. sério, senti a perda dele não por ser um dos atores mais gatinhos da história. mas por ser um dos melhores atores do cinema até hoje. o que aquele guri podia fazer em filme não tá no gibi!) com cojones.



dar uma cara pro Coringa não é fácil. Nicholson fez isso e o Coringa saiu com cara de Nicholson. não bom. porque Nicholson é bom. um ator da melhor estirpe. mas afetado. maneirista. O finado Ledger não. o filme, aqui, é do vilão, minha gente. por mais que este Batman tenha se saído bem, por mais que todo o elenco (Maggie até não parece tão Maggie!) seja excelente, o Coringa de Ledger ganha de longe. e toda a questão do VOCÊ SABE A HISTÓRIA DESSAS CICATRIZES? é o que completa, no filme, a idéia de concentrar em Gotham o mundo todo e na história a narrativa da pós-modernidade. sem elocubrações. uma coisa simples, tal como os heróis necessários, os heróis possíveis, os heróis disponíveis e os vilões que colocam em cheque aquela balela de menino com um passado triste. quando fala pela primeira vez das cicatrizes, o Coringa nos convence e confirma: pobre coitado, é o típico vilão filho dum bebum que batia na mulher. aí ele conta a história pela segunda vez. e tu pensa: "potz, e agora?". isso faz desmoronar toda a nossa expectativa ingênua de que o vilão seja um coitadinho. e, ao longo do filme, de que ele queira poder. quando ele queima um monte de dinheiro, é até patético, de tão óbvio. vilões de verdade não são movidos por sede de poder. são movidos por coisas bem mais complexas. mais ainda que um trauma de infância.

bom filme pra se ver por diversão. bom filme pra se ter na estante. bom filme pra discutir em aula de filosofia. bom filme pra admirar, pela última vez, a atuação de um ator jovem que morreu antes de fazer todos os papéis que deveria.

PIDEITE: é, mas a construção visual do próprio Coringa também tá muito boa. nunca o roxo e verde do personagem foram tão bem colocados. e nunca o preto do Batman foi tão bem usado naquele uniforme que, me parece, é o melhor até hoje.

[ Penkala ] 20:51 ] 2 comentários

 
eu uso óculos




CLICA QUE VAI:
www.flickr.com
Penkala's eu, casa & coisas photoset Penkala's eu, casa & coisas photoset

BLACK BIRD SINGING:

Get Firefox!








Powered by Blogger


RSS