] quinta-feira, agosto 28, 2008
 
tem gírias e bordões que pegam sem nem a gente sentir. a maioria deles é estúpido. mas tem uma que eu adoro e que eu acho que poderia usar quase o dia inteiro: o tal do CADA UM NO SEU QUADRADO.

tem gente que acha que isso é uma divertida e patética música da vez pra todo mundo dançar feito idiota em bailinho. meu eu vejo isso como uma das frases mais sensatas dos últimos tempos.

já dizia um amigo meu: não sabe, larga!

né?

porque é um tal de dentista pedindo folder e achando que tudo é simples, inclusive abrir olho numa foto, e aí o dentista vai lá e me sai com aquela clássica: "eu sou o rei do photoshop!"

é um tal de todo mundo saber como resolver tudo. de picada de abelha a grandes problemas políticos da humanidade. a maioria, no entanto, se borra quando a realidade aparece. ou, o que é mais comum, borra a realidade toda.

médico, né? é um profissional que a maioria das pessoas nem questiona. mas até os pobre dos médicos acabam ouvindo o discurso dum qualquer lá que sabe, mas sabe mesmo, que sua doença é outra.

aliás, eu tenho exemplos bem próximos. é um tal de saber receitar remédio e recomendar tratamentos que eu fico assim, mas que puxa, viu? mal sabe o que a pessoa tem e se acha no direito de saber mais que um sujeito que passou seis anos debruçado em livro e cadáver com formol vencido pra poder entender. e mais dois anos fazendo plantão numa residência lascada e tomando no cu direto.

todo mundo, claro, é escritor. e todo mundo sabe bater foto. e todo mundo é grande conhecedor de photoshop. todo mundo que soca foto no orkut, de repente, sabe como fazer grandes tratamentos de imagem. todo mundo que faz montagem sabe como fazer convites, cartazes, folders, painéis. todo mundo. o que eu levei anos pra aprender e aprimorar, mais uma vida toda lendo e absorvendo cultura, de repente um carinha qualquer vai lá, cobra 10 pila e faz.

o resultado, claro, são os desastres que a gente vê.

ou as pessoas tendo choques e indo pro hospital porque tomaram um tal remédio porque a vizinha disse que era muito bom pra alergia e também pro fígado. (aliás, tudo quanto é remédio que serve pra barriga serve, acima de tudo, pro fígado. que coisa genial, hein?)

aí vem a maravilha da inclusão digital. o orkut fornece códigos pra gente criar carinhas, pra gente mandar link (de bobagem, claro) pros amigos. e tem os templates automáticos de blog, que todo mundo é capaz de ter.

e aí, por uma mágica, programar um site se transforma em "fazer um código", e fazer um código é quase o mesmo que enfiar um plug numa tomada: simples.

os amigos todos sabem fazer códigos pra fazer uma imagem girar, pra fazer não sei que piscar. e aí é um tal de "me explica comé que se faz um site". "assim, é só me falar como é o código. ou me mandar o teu código!"

aí, se eu faço mais uma de minhas analogias, as pessoas acham exagero. pedir pra alguém pedir pro outro explicar como se faz um código prum site é a mesma coisa que ligar pra vizinha que tem filho médico e pedir pra ela ver com ele comé que faz uma cirurgia de safena.

ao próximo dentista que me disser que é o rei do photoshop, eu vou sentar e dizer "mas tu sabe que lá em casa sou eu que extraio os sisos de todo mundo? fica uma beleza. e depois ainda mando tomar suco de couve, que diz que cicatriza mais rápido!". e pro próximo educador físico que me disser que "é só fazer um código" eu vou dizer "olha, não sei pra que passar quatro anos na faculdade se qualquer um sabe mandar a gurizada fazer polichinelo".

e pro próximo que me disser que o preço que eu cobro pra fazer um folder é 10 vezes mais caro que fulaninho não sei de onde, eu vou dizer "essa é a diferença entre o médico e o curioso. o médico ia fazer o aborto que a tua mãe queria, mas ela foi num curioso, que cobrava menos, e ele não só rasgou toda ela como ainda te deixou nascer, seu acidente da natureza!"

em tempo: eu não programo. não sei e nem me meto a achar que sei. me viro, mas se sair uma merda, azar o meu. e nem sei fazer ponte de safena. se nem minha mãe que é médica (psi) sabe, eu menos, né?

[ Penkala ] 16:49 ] 6 comentários

 
eu uso óculos




CLICA QUE VAI:
www.flickr.com
Penkala's eu, casa & coisas photoset Penkala's eu, casa & coisas photoset

BLACK BIRD SINGING:

Get Firefox!








Powered by Blogger


RSS