] terça-feira, dezembro 23, 2008
 


AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA é uma boa história de amor. literatura da mais alta classe. com um argumento que pode ser batido (o amor que supera o tempo), mas ainda assim bem tratado pela escrita de García Marques. o filme, apesar disso, não consegue sequer respeitar o livro. quase duas horas e meia de uma história que tinha tudo pra ser bem contada em cinema, mas que estraga tudo com algumas boas pitadas de amadorismo.

nem Bardem, excelente ator, consegue salvar o filme. nem Fernanda Montenegro. ninguém salva. e é incrível como um filme épico, dum clássico da literatura latino-americana, com bons atores, consegue, apenas com o amadorismo da direção de arte, ir da promessa pra decepção.

veja:


Florentino Ariza, na flor da juventude, quando se apaixona por Fermina. um guri, carinha de bundinha de bebê.

corta pro jovem, apenas um pouquinho mais velho, Florentino Ariza de Bardem:



ok?

então agora o Florentino velho, com mais de 70 anos:



ou aqui:



aí tem a Fermina, né? com quem ele acaba consumando o amor casto da juventude:



Fermina é essa senhora aí, com 72 anos. o corpo envelhecido de uma jovem com menos de 18 que o Florentino encontrou assim, na juventude dele:



entendem? a falta total de senso de maquiagem? de competência artística?



o Bardem é quase adequadamente maquiado, enquanto a velha Fermina ganha no máximo marcas de expressão em torno da boca e um cabelo branco que já se usava fazer na maquiagem dos filmes dos anos 20. a mão e o pescoço não ganham nem 5 anos de envelhecimento, que dirá 50! isso no fim do século XIX, quando a expectativa de vida não passava dos 50 anos. quando pessoas morriam velhas e acabadas com cerca de 40, 50 anos.

alegoria, ok. mas no cinema, ou tu alegoriza tudo, ou respeita tudo. não dá pra tu passar uma obra de literatura dessas (épicos assim são perfeitos pra livro, quando a gente não precisa de maquiagem pro envelhecimento) e fazer uma cagada tamanha.

o Superman voar se aceita. porque ele não é desse mundo, ele pode voar. mas pescoço e mão de 20 anos numa pessoa de 70, isso não dá!

[ Penkala ] 19:52 ] 3 comentários

 
eu uso óculos




CLICA QUE VAI:
www.flickr.com
Penkala's eu, casa & coisas photoset Penkala's eu, casa & coisas photoset

BLACK BIRD SINGING:

Get Firefox!








Powered by Blogger


RSS