] sábado, dezembro 27, 2008
 
Litera-meme, que me foi passado pela Laura

1. Livro/Autor(a) que marcou sua infância:

UM BOM DIABRETE, da Condessa de Segür.
Nessa época eu lia tudo o que me passava pela frente e com certeza li muita coisa que jamais leria se fosse seletiva ou lesse por obrigação. Li muita BARSA, muito livro de História e também lembro de adorar os livros de ciências que eu retirava na biblioteca (ou seja: desde pequena lendo livro técnico). Nessa época, também, já tinha lido coisas tipo Nelson Rodrigues. E também nessa época li O PEQUENO PRÍNCIPE, do Antoine de Saint-Exupéry, que me marcou principalmente por ser uma história maravilhosa e cheia de simbolismos interessantes. Acho que foi aí que me apaixonei pela interpretação das narrativas...


2. Livro/Autor(a) que marcou sua adolescência:

Com 12 anos eu descobri Edgar A. Poe e Franz Kafka, que se tornaram meus dois autores preferidos desde sempre. Reli Nelson Rodrigues e passei a gostar também, além de Augusto dos Anjos (foi assim que virei "gótica"). Gostava, de outro lado, do Mário Quintana. Uma narrativa que marcou minha adolescência e reforçou meu interesse por esse tipo de coisa macabra foi O PERFUME, de Patrick Süskind.


3. Autor(a) que mais admira:

Dostoievski, Saramago, Nelson Rodrigues, Kafka, Poe, Cortázar, Sartre, Orwell, Quintana. Impossível escolher apenas um. Poe é o autor com quem eu tenho uma relação mais chegada emocionalmente, porque foi com ele que descobri a literatura de horror, que sempre me agrada e influencia.


4. Autor(a) contemporâneo:

Gosto muito do surrealismo do Daniel Pelizzari e das poesias incrivelmente maravilhosas da minha amiguinha Angélica Freitas (não gosto de poesia, a não ser as do Quintana e as dela)


5. Leu e não gostou:

Como eu geralmente tenho um puta feeling a respeito do que vou gostar ou não, raramente me dei mal lendo um livro que achava que gostaria e não gostei. Mas três nessa categoria marcaram minha memória: 1. por curiosidade adolescente fui ler TRÓPICO DE CÂNCER, do Henry Miller, e achei um saco; 2. por curiosidade adulta, e tardia, fui querer descobrir qual era a do Charles Bukowski, pra quem todo pretenso "autor" da minha geração paga um pau desgraçado, e achei aquele PULP uma coisa muito, mas muito idiota; 3. por não ter o que fazer num fim de semana de muito tédio, e com um livro completamente diferente do que costumo ter à mão dando sopa lá na agência onde eu trabalhava, li CANIBAIS, do David Coimbra. Eu já sabia que ia detestar este, porque não gosto da arrogância sem talento e da pretensa "honestidade" em ser politicamente incorreto do discurso do David Coimbra. Eu sabia que ia detestar porque não gosto dos textos dele, que acho no máximo umas cópias de estilos vários. Mas como eu tenho a maior curiosidade por temas como o do livro (o crime da rua do Arvoredo), resolvi ler pra ver qual era o pó. Além de escrito com uma boa dose de pretensão estilística (a pretensão tomou conta do meu criticismo hoje, hein?) sustentada pelos baba-ovo de "'jornalistas' da RBS", tem uma ridícula falta de cuidado com relação ao texto, que podia ser DE ÉPOCA ou podia ser uma fala moderna sobre um romance cravado no passado, mas jamais a mistureba literária que acabou me deixando, além de furiosa, com medo de ler qualquer outra coisa dele.


6. Lê e relê:

Kafka e Poe. O PEQUENO PRÍNCIPE também, porque a cada vez que leio, percebo coisas completamente diferentes e nunca antes percebidas.


7. Manias:

Sou meio que nem a Laura: adoro o cheiro dos livros. E também rabisco apenas nos de estudo. Gosto de, a cada livro comprado ou ganho, colocar meu nome, data e lugar (cidade) onde estou/comprei/ganhei. Mas minha mania mais bizarra, e quase meio doentia, é de ver as estantes dos outros, seja por foto, seja pessoalmente. Tenho a tara de ver estantes. E, por isso, adoro tirar fotos das minhas.

A meme eu passo pra quem quiser. Mesmo. Porque a maioria dos meus amigos e dos leitores do blog são ratos de biblioteca e livraria. Só peço que, quando forem fazer o meme, deixem aqui um recado pra eu poder ir lá ver.

[ Penkala ] 15:24 ] 2 comentários

 
eu uso óculos




CLICA QUE VAI:
www.flickr.com
Penkala's eu, casa & coisas photoset Penkala's eu, casa & coisas photoset

BLACK BIRD SINGING:

Get Firefox!








Powered by Blogger


RSS