] terça-feira, agosto 11, 2009
 
Catarina e o trem

Eu tava vendo A Outra, o filme aquele que conta a história de como a cabeça da Ana Bolena foi parar num cesto. Vi o filme pela segunda vez, porque ele parece bem mais elucidativo depois que tu vê Elisabeth. O título faz referência à Maria Bolena, irmã de Ana,mas essa é outra história. O que me interessou foi outra coisa. E eu fui dar uma pesquisada. E foi aí que eu achei a ilustração perfeita pro termo "arrastar um trem" (todo mundo me perguntando o que isso significa, exatamente), que quer dizer algo bem diferente de "ser tratada como uma rainha".

Henrique VIII subiu ao trono fazendo de sua prometida, Catarina de Aragão, a rainha. Ela foi princesa de Espanha. Pelo que eu soube, falava várias línguas, entre outras inteligências, e era conhecida por isso e, também, por sua beleza. Eu que achei que era feia, a coitada. Bem bonita, e caridosa também, sendo amada até hoje pelo povo inglês (como rainha consorte, a mais amada até hoje, na verdade). Henrique VIII era apaixonado por ela, e por algum tempo arrastou um trem por esta mulher. Assim, e não só pela pompa e pelos deveres burocráticos de estado, Catarina se tornou rainha.

Ser tratada como uma rainha é o sonho de qualquer mocinha, né? É, e é bom pra caramba. Muito bom mesmo. Henrique VIII te considera, então tu é a rainha dele e tudo é lindo. É mesmo. Pior que é. Henrique te respeita, te acha a mulher mais digna de todas, a única digna de ser sua rainha. É muito, muito bom.

Mas aí Henrique VIII teve lá uns problemas, se separou da Catarina, exilou a criatura no campo e finalmente pegou a Ana Bolena, por quem ele arrastava um trem fazia horas. Mas assim, arrastaaaaaaaava um trem, sabe?

See? Aqui está a diferença entre ser tratada como uma rainha e arrastarem um trem por ti. É bem verdade que o Henrique não ficou muito satisfeito depois que descobriu quem era a tal Ana. Até porque satisfeito ele não devia estar, né?, porque qual seria o rei que gostaria de ter uma rainha decapitada? Não deve ser muito bonito, penso eu. Mas enfim, foda-se Ana Bolena (ok, ela se fudeu mesmo), estamos falando de trens.

Então que ser tratada como rainha é bom. Muito bom. Mais que isso. Mas o trem, né? Toda rainha quer que o Henrique VIII arraste um trem por ela. As rainhas têm coisas bem bonitas, das quais elas jamais abririam mão. Especialmente Catarina, a quem Henrique VIII realmente amava, dizem. Mas as rainhas também desejam trens. Eu, se fosse Catarina no exílio, se tivesse papel de carta e caneta (pena, vá) e se o Henrique fosse vivo, eu mandaria uma carta pra ele e diria isso.

E acrescentaria, no bom inglês erudito que eu, como Catarina, teria:

By the way, my leg is killing me, thanks for asking.

[ Penkala ] 13:59 ] 0 comentários

 
eu uso óculos




CLICA QUE VAI:
www.flickr.com
Penkala's eu, casa & coisas photoset Penkala's eu, casa & coisas photoset

BLACK BIRD SINGING:

Get Firefox!








Powered by Blogger


RSS