] domingo, agosto 16, 2009
 
meu terapeuta não entende meu mundo

achei que a expo. Revolução de Darwin, no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC/RS, acabaria logo e fui ver na sexta, aproveitando uma folga forçada e inesperada (vai até o fim do ano a expo., na verdade). de qualquer forma, não deu nem pra me empolgar. vou ter que ir ao museu de novo, pra poder passar vergonha de verdade testando as engenhocas, e vou voltar pra poder olhar bem pra cada coisa relativa ao Darwin. a tarde geek me mostrou que, além de Linux Users, meus filhos serão todos nerds desde o nascimento, e ai ai ai se não forem.
porque eu alucino com esse tipo de programa. e pra não passar vergonha entrando na área destinada a crianças de três anos sozinha (eu quis entrar, porque nela tem uns dinossauros bem legais, mas a guria que cuidava a área foi meio direta demais me dizendo "isso aqui é pras crianças de 1 a 3 anos").
me lembro de quando era uma criança demônia e tímida ao mesmo tempo e quis montar um clube de ciências. nessa época catei meu primeiro "fóssil". numa expedição perigosa ao terreno baldio ao lado da minha casa de veraneio, no Cassino, eu descobri um crânio de gato (descobri que era de gato quando comparei com fotos em meus livros de ciências). aprendi a limpar o crânio e aquilo era meu orgulho, no meio de amostras de geodos, minerais estranhos e outras coisas que eu achava serem pertinentes pra um cientista observar.
lamentei não saber nada quando cheguei na parte "céu" do museu. lamentei não ter tempo pra aproveitar cada coisa daquele lugar. lamentei que o simulador de terremoto não fosse mais que 1, sei lá, ou 2 na escala Richter. ninguém tirou foto, mas eu subi lá e me tornei uma criança ridícula por dois minutos, tentando não me segurar nas barras de segurança ("num terremoto de verdade não vai ter barra de segurança", eu pensei).

maravilhoso mundo nerd onde vivo, no qual me sinto totalmente à vontade e o qual eu me esforço pra explicar pro terapeuta. o terapeuta precisa parar constantemente pra que eu faça uma tradução básica. aí eu dou uma de mal educada, saio correndo do museu, atrasada pra consulta, e fico com a pulseira verde limão no pulso, que permite que tu entre e saia do museu sem pagar, quantas vezes tu quiseres. sento na frente do psi e ele olha direto pro troço no meu pulso. eu digo "museu de ciências e tecnologia da puc". e ele "estás fazendo um curso lá?"

"não, fui lá pra ver os dinossauros mesmo"

e ele faz cara de quem vai ter problemas sérios comigo. ou talvez a cara dele quisesse dizer que ele acabava de perceber que tinha um problema latente esperando esse tempo todo pra surgir numa sessão inofensiva, numa sexta de calorão.

"vou voltar pra lá depois da consulta"

ele faz a cara de novo.

e parece que quanto mais as pessoas se assustam com a minha nerdice, mais eu tendo a nerdizar, como se dissesse pra elas "sou isso, goste de mim ou não, eu sou isso". não sou, é óbvio, apenas nerd. porque eu cuido de 4 passarinhos e sou mãe de um cachorro tinhoso. porque eu sei cozinhar muito bem (apesar do miojo ser a escolha em muitos dias das minhas semanas mais ocupadas) e atualmente ando me interessando pela culinária créole (o que me dá problemas de adaptação sérios, porque tem muita carne na culinária créole). e eu não tenho medo de tatuagem ou de enfiar um piercing no nariz, coisa que faz muitos standard nerds tremerem. mas eu sou nerd até a medula, e apesar de isso tudo estar na moda, ainda tenho problemas com isso por ser mulher. especialmente porque, desde os tempos imemoriais de A vingança dos nerds, essa laia é conhecida por ser um bando de guri espinhento sem habilidades sociais. pois veja, eu não sou assim. e descobrir que tem gente que gosta disso de outra forma que não apenas no momento da conversa séria me apraz. porque não preciso mais me sentir ridícula em certas situações.

apesar do simulador de terremoto.

[ Penkala ] 15:05 ] 2 comentários

 
eu uso óculos




CLICA QUE VAI:
www.flickr.com
Penkala's eu, casa & coisas photoset Penkala's eu, casa & coisas photoset

BLACK BIRD SINGING:

Get Firefox!








Powered by Blogger


RSS